dieta e emagrecimento
Por que as dietas não funcionam? Provavelmente porque a palavra “dieta” está relacionada diretamente com restrição ou privação. Com isso, muitas pessoas desistem de segui-la logo na primeira semana. Outras seguem a dieta até alcançar seu objetivo e depois a abandonam (e na maioria dos casos, soltam o freio da comilança). Em ambos os casos, principalmente quando a dieta é incorporada de maneira isolada sem outras mudanças no estilo de vida, a recuperação do peso perdido é quase uma certeza!
Vamos entender isso melhor…
A busca imediata pelo peso corporal ideal faz com que as pessoas não entendam que o segredo está na mudança do estilo de vida, e não na adoção de dietas malucas, da moda ou da dieta que funcionou com um amigo. Cada pessoa é única e, como tal, carrega sua individualidade metabólica e bioquímica, suas predisposições genéticas, além de rotinas esportivas e ocupacionais, completamente diferentes.
A restrição severa de nutrientes vai fazer o indivíduo perder peso, ou até bastante peso, mas depois de um tempo ele pode engordar e atingir um peso igual ou superior ao peso inicial. É como se a restrição programasse o organismo para potencializar o reganho de peso ao final da dieta.
A ingestão inadequada dos micro e macronutrientes são os responsáveis por essa programação traiçoeira e pode trazer danos para a saúde e bem-estar do indivíduo: queda/quebra de cabelo, anemias, alteração no metabolismo (ficar mais lento), perda de massa magra e alterações hormonais são alguns dos resultados de um organismo em desequilíbrio.
E como é impossível viver permanentemente em dietas restritivas, o reganho de peso é quase uma certeza, com exceção dos casos em que a dieta restritiva foi utilizada como manobra nutricional pelo nutricionista - como por exemplo low carb, cetogênica e jejum intermitente - e, paralelamente a ela, foi feito um trabalho de reeducação alimentar e prática de atividade física. Mas apenas um nutricionista especializado está capacitado para aplicar as manobras nutricionais de forma segura e eficiente.
O processo de perda de peso é longo e deve ser feito de forma sustentável, para que não haja nenhuma carência nutricional ou desencadeamento de alguma doença. O Nutricionista é o profissional responsável por fazer uma dieta adequada e individual para cada pessoa, sempre combinando as necessidades, os objetivos e a rotina do paciente.
Muitos deles têm, inclusive, utilizado os testes genéticos como uma ferramenta bastante diferenciada para alcançar a assertividade máxima no plano alimentar individualizado. Isso porque os resultados do mapeamento genético trazem aos nutricionistas informações preciosas que os direcionam para o tipo de dieta que extrairá os melhores resultados para cada pessoa. Dessa forma, o nutricionista parte para a escolha de uma alimentação capaz de silenciar ou estimular determinadas condições como predisposição para acúmulo de gordura, síntese de gordura, intolerâncias alimentares e determinadas doenças.
Como saber se estou no caminho certo?
Uma dieta inadequada pode causar oscilações de humor, cansaço extremo, dores fortes de cabeça e pode causar até problemas digestivos. Porém, estes sintomas são exatamente o que ninguém quer sentir - e nem deve!
Já uma dieta que esteja promovendo o equilíbrio orgânico, logo nas primeiras semanas demonstra melhora na disposição, no funcionamento intestinal, no sono e em sintomas recorrentes, como dor de cabeça, desconfortos gastrointestinais, compulsão por doces e sono sem qualidade.
O grande segredo é partir rumo ao estilo de vida saudável
Como tudo no corpo está interligado, a mudança do padrão alimentar precisa estar associada a outras práticas saudáveis como sono adequado e prática de exercícios para o corpo e para a mente. Uma boa noite de sono regula nossos hormônios, favorece escolhas alimentares mais saudáveis e gera maior saciedade.
Assim como a pratica de atividade regula hormônios e induz um sono de melhor qualidade. O segredo é conseguir entrar nesse ciclo integrado de forma gradativa e permanente!
Procure sempre seu nutricionista de confiança. Ele é o profissional que te ajudará a incorporar as melhores condutas alimentares, a estabelecer metas/objetivos a serem atingidas, e te acompanhará nesse caminho em busca da saúde plena!
Nós, da NutriCore, podemos te ajudar!!