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Tríade da saúde: nunca é tarde para começar
30ago

Tríade da saúde: nunca é tarde para começar

Independente de nossa idade ou experiência, nunca devemos deixar de lado a oportunidade de aprender, rever conceitos e abrir a mente. Uma lição importante e que nunca deve ser esquecida é de que nunca é tarde para se começar nada na vida, principalmente quando o assunto é a tríade da saúde. A prática regular de atividade física associada a uma alimentação adequada e sono de qualidade compõem o caminho para se atingir uma maior longevidade com qualidade de vida física e emocional.

Dicas de como começar a atividade física com o pé direito

A atividade física é um dos principais fatores preventivos de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças. Envolver-se em atividades físicas, que promovam um gasto energético acima do que é exigido pelo organismo ao longo do dia, pode trazer muitos benefícios à saúde. Sendo assim, o importante é sempre ficar ativo e nunca parado, sedentário.

O sedentarismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a quarta causa de morte em todo o mundo. E quando se pensa em sedentarismo, é muito comum relaciona-lo com as pessoas de mais idade, já que a grande maioria não tem o costume de se exercitar. Mas será que é possível praticar atividade física em qualquer idade e ainda trazer benefícios à saúde? Claro que sim! Foi comprovado em um estudo publicado no Jornal Britânico de Medicina Esportiva, de que as pessoas na faixa de 60 anos que se encontram fisicamente ativas envelhecem melhor, mesmo se começarem a se exercitar tardiamente. Para a OMS a participação em atividades leves e moderadas podem retardar os declínios funcionais. Assim, uma vida ativa não só melhora a saúde física, mas como também a saúde mental e contribui na gerência de desordens como a depressão e a demência.

Procure um profissional da área da saúde para que ele possa te orientar da maneira correta com relação a esse pilar da tríade da saúde, foque nessas dicas e comece agora!

  • Compartilhe seus objetivos e conquistas, para cada vez se manter mais motivado a continuar
  • Tenha alguém como inspiração de onde você quer chegar
  • Não de um passo maior que a perna, comece devagar, numa frequência, intensidade e volume de treino baixo. Deixe seu corpo se acostumar com aquela dorzinha
  • Elabore metas tangíveis
  • Saiba encaixar o exercício físico na sua rotina para não prejudicar suas outras atividades diárias
  • Exercite-se com prazer. Faça alguma atividade que você goste para não ficar aquela coisa extenuante
  • Ache um parceiro de treino, uma pessoa que irá te acompanhar durante a atividade física, facilitando a prática da mesma

Dicas de como iniciar uma alimentação saudável

Além da atividade física, um dos fatores que compõem um estilo de vida saudável e a tríade da saúde é uma alimentação equilibrada. Uma alimentação saudável é sinônimo de qualidade de vida. Ela vai auxiliar na imunidade, na prevenção de doenças, na melhora do humor e entre vários outros benefícios.

Mas o que seria uma alimentação saudável e como inicia-la? Foram elaboradas dicas neste post que irão ajuda-lo a seguir esse caminho.

  • Procure fracionar as refeições ao longo do dia, ingerindo um volume de comida menor por refeição. Dessa forma você se manterá mais atento, disposto e bem humorado.
  • Varie os grupos alimentares, dentre eles os construtores (carne bovina, peixe, frango, leite e derivados são boas fontes de proteína), reguladores (frutas, legumes e verduras) e energéticos (carboidratos e gorduras), sendo uma boa opção optar pelos carboidratos de baixo índice glicêmico, já que eles não geram pico de insulina, diminuindo a produção de gordura. Assim, você consegue uma maior variedade de nutrientes na sua alimentação.
  • Caso tenha problemas na mastigação, procure alternar a consistência das suas refeições, deixando ela mais branda (amolecida), ou até mesmo pastosa ou líquida, para que favoreça a deglutição e a entrada de nutrientes no organismo.
  • Não se atente a uma dieta específica em que seus amigos/conhecidos obtiveram sucesso. Nosso organismo varia de pessoa pra pessoa, sendo assim, procure uma dieta que funcione melhor para você e o seu organismo. A melhor forma para se fazer isso é encontrar um profissional da área da saúde como o nutricionista, para que ele possa te guiar neste processo.
  • Consuma bastante líquido ao longo do dia, para sempre se manter hidratado, além disso, melhora o transporte de nutrientes no nosso corpo, ajuda a regular a temperatura corporal e a realizar diversas outras reações no organismo, sem falar que grande parte dele é composto por água. Opte por água ou sucos naturais.
  • Evite consumo de produtos processados e ultra processados, já que eles contêm uma grande quantidade de sódio, açúcar e gordura, que em grandes quantidades podem interferir de maneira negativa na saúde da pessoa, principalmente quem já tem uma doença presente, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e etc.

Dicas para ter um sono saudável

O sono é um fenômeno essencial para a nossa sobrevivência. Tem como principal função restaurar o corpo e a mente. Podendo ser afetado de diversas formas, por diversos fatores, como privação de sono, idade, hábitos irregulares, mudança de fuso horário e entre outros.

Dormir com qualidade o pilar da tríade da saúde número um para saúde física e mental. Uma boa noite de sono gera diversos benefícios para a saúde. Ajuda as pessoas que sofrem de pressão alta, já que a dificuldade de descansar durante a noite equivale a um estado de estresse, aumentando a quantidade de adrenalina no corpo. Também ajuda a absorver melhor as informações do dia, já que durante o sono ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como a memória e aprendizado. Além disso, o nosso organismo produz leptina durante o sono, um hormônio que ajuda no controle da saciedade. Quem dorme mal produz menores quantidades desta substância, podendo fazer com que a pessoa tenha um consumo exagerado de calorias durante o dia.

Para quem está querendo aderir uma vida saudável, praticando atividade física e se alimentando visando o ganho de músculo, saiba que o tecido muscular não é construído durante a atividade física, mas sim durante o sono. Sendo assim, procure reservar algumas horinhas do seu dia com a sua cama.

Dormir pouco faz mal para a saúde, já que você não dá ao seu corpo o necessário descanso. Porém, dormir muito também pode alterar significativamente a sua qualidade de vida. A OMS recomenda que a pessoa não durma menos que 7 horas por dia e mais que 10 horas por dia.

E já que o tema deste post é nunca é tarde para começar a cuidar da tríade da saúde, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono:

  • Tenha horário regular para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. O corpo possui um relógio biológico, que será seguido quando houver regularidade.
  • Evite ter ou assistir televisão no quarto, ela pode distrair e atrapalhar a chegada do sono, adiando-o cada vez mais.
  • Procure não ingerir bebidas que contenham cafeína após as 16h da trade, como café, chá preto, chá mate e bebidas energéticas. Elas podem estimular o organismo deixando-o mais ativo, prejudicando a vinda do sono.
  • Torne o quarto um ambiente aconchegante, a hora de dormir se tornará mais atrativa, adicionando algumas horas de sono no seu dia.
  • Durma com as luzes apagadas e sem nenhuma entrada de luz (se possível). Algumas pessoas têm dificuldade em dormir quando existe alguma fresta de luz ou até mesmo dispositivos eletrônicos que emitem um certo grau de luminosidade, mesmo que mínimo, sendo assim, cubra-os para um melhor descanso.
  • Desligue o celular e o computador 1 hora antes de dormir. Já que as excitações do dia a dia, geram um padrão de ondas betas cerebrais, deixando a pessoa mais agitada, dificultando a vinda do sono. O ideal é alcançar um padrão de ondas alfa, que são mais lentas, permitindo que a pessoa adormeça de forma mais tranquila e com melhor qualidade.
  • Consuma bebidas relaxantes, como chá de camomila e extrato de maracujá, que colaboram para uma boa noite de sono.
  • Consuma alimentos que contenham melatonina, como abacaxi, banana, aveia e nozes. Já que a melatonina é o hormônio que ajuda a regular o sono.

Destaques da vida saudável

Veja abaixo alguns exemplos de pessoas que começaram a praticar exercícios físicos tardiamente e mesmo assim obtiveram sucesso, comprovando que nunca é tarde para começar a ajustar e investir na tríade da saúde.

 

Sônia Moreira Ferraz tem 74 anos, e aos 58 anos decidiu começar a treinar e se preparar para competir como fisiculturista.

“Tenho três grandes objetivos. Primeiro mostrar que em qualquer idade você pode começar a praticar exercícios. Segundo que musculação não é bola, não precisa tomar anabolizante para ter músculos. E, por último, pregar sempre a qualidade de vida que uma dieta saudável com exercícios traz”, diz Sônia.

 

Esta é Ernestine Shepherd, durante boa parte da vida Ernestine não queria saber de exercícios físicos ou de aderir às boas práticas da tríade da saúde. Entretanto, aos 50 anos decidiu entrar na academia e começar a treinar, desde então não parou, hoje ela tem 80 anos.

“Qual o segredo destes exemplos que temos nos dias de hoje? Simples. Nunca desistir. Se você tem um sonho, corra atrás dele, não importando os obstáculos, sejam eles, idade, insegurança, medo e etc. Se você quer, você consegue!”





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