Loading...
Nutrição Esportiva: como escolher o profissional certo para você
11out

Nutrição Esportiva: como escolher o profissional certo para você

As diversas áreas de atuação no atendimento nutricional, como a nutrição esportiva, começaram a ocupar um espaço importante dentro do âmbito do cuidado com a saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida. Os conceitos abordados dentro de cada especialidade vêm auxiliando de maneira mais eficaz e direcionada ao objetivo do cliente.

No meio esportivo, as mudança no perfil dos atendimentos e o maior engajamento em atividades esportivas conferem uma busca muito maior pelo nutricionista especializado nessa área, visando não só a estética, mas também o desempenho nas atividades físicas, sendo elas recreativas ou competitivas. A nutrição esportiva assume, então, um novo papel dentro deste cenário que vai desde a procura pela reabilitação, qualidade de vida e objetivos fitness até a busca pelo alto rendimento do competidor.

Sendo assim, qual é a real importância do acompanhamento realizado pelo nutricionista especializado em nutrição esportiva, frente aos objetivos de praticantes de atividade física?

Primeiramente vale ressaltar que a nutrição e o esporte caminham de “mãos dadas” quando o assunto é desempenho ou saúde. O fator exercício é dependente do fator alimentação saudável para promover resultados desejáveis. Para atletas de alto rendimento, esse binômio é ainda mais relevante uma vez que a alimentação é o principal combustível para a performance no esporte. É também fornecedora de nutrientes para manutenção da saúde e da recuperação após sessões de treino.

Outro ponto de extrema importância é o diferencial no conhecimento de fisiologia e bioquímica do exercício. Esses conceitos são essenciais para o trabalho desse profissional, pois além do conhecimento sobre nutrição, elaboração de cardápios adequados e função dos nutrientes no corpo humano, é necessário conhecer a fundo as alterações que o exercício físico promove no organismo. Apenas assim é possível alinhar a alimentação do cliente à sua realidade física, esportiva e metabólica.

E o que acontece dentro de um consultório de nutrição esportiva?

Cabe ao nutricionista conhecer de maneira integral os hábitos relacionados à tríade alimentação-treino-sono, calendário esportivo, individualidades bioquímicas, metabólicas e fisiológicas, bem como a composição corporal do cliente para então definir as melhores condutas e programação alimentar para cada período. A elaboração do plano alimentar é totalmente individualizada e muitas vezes calculada em função da demanda energética de cada caso. Cabe também ao profissional orientar e desmistificar conceitos controversos sobre alimentação e suplementação, que são muito presentes no meio esportivo, tais como:

– Melhor distribuição de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) em função dos objetivos almejados (hipertrofia, definição muscular, redução de percentual de gordura, aumento de força, resistência e demais variáveis de rendimento);

– Adequação de micronutrientes;

– Segurança e adequação do uso de suplementos alimentares;

– Adequação da qualidade dos alimentos consumidos e redução da monotonia alimentar, bem como orientações criteriosas sobre práticas de alimentação restritiva;

– Estratégias adequadas de hidratação e reposições energéticas e hidroeletrolíticas;

– Determinação de refeições pré e pós-treino.

Veja abaixo algumas das etapas do atendimento utilizadas pelo nutricionista para conhecer melhor o seu cliente.

Rastreamento clínico e metabólico: Por meio dos anamnese e exames laboratoriais são registradas possíveis e reais condições clínicas apresentadas pelo cliente.

Anamnese alimentar: É realizado um recordatório detalhado para conhecer os hábitos alimentares do cliente.

Avaliação da composição corporal: Por meio de antropometria e/ou exame de bioimpedância são registradas as proporções da composição corporal em relação a água corporal, massa gorda, massa muscular e massa magra. São também estimadas a taxa metabólica basal e gordura visceral.

Avaliação da rotina de treinos: A avaliação da rotina de treinos é imprescindível para o alinhamento do plano alimentar nos dias de treinamento.

Elaboração do plano alimentar individualizado: Reunindo todos os dados anteriores é realizada a adequação da dieta e o planejamento das refeições do cliente.

Prescrição de suplementos e formulações específicas:  As prescrições são baseadas em todas as avaliações anteriores e inseridas no contexto geral do plano alimentar do cliente.

O acompanhamento nutricional feito pelo profissional especializado em nutrição esportiva traz resultados mais benéficos e deve ser priorizado para que atletas ou esportistas atinjam seus objetivos dentro do esporte, sem deixar de lado a sua saúde.

Encontre um nutricionista esportivo:
Nutricionistas esportivos do #timenutricore

Veja mais assuntos relacionados:
Tríade da saúde: nunca é tarde para começar
Estresse e ganho de peso: entenda a relação entre eles
Carboidratos à noite: pode?





Deixe um comentário

Encontre um consultório perto de você e agende agora mesmo uma consulta

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com novidades sobre nutrição!