Loading...
Mudar o estilo de vida: como escolher o nutricionista certo para você?
27out

Mudar o estilo de vida: como escolher o nutricionista certo para você?

A difícil tarefa de mudar o estilo de vida requer ajuda. Requer um profissional que se atente às suas dificuldades e ofereça mais do que informação. Incorporar um novo estilo de vida é uma transformação grandiosa e o profissional que te acompanha nessa jornada precisa oferecer atenção, empatia, soluções alternativas que façam sentido para você e ferramentas que te despertem motivação.

Já é hora de assumirmos que a overdose de informações das mídias e das redes sociais não se converte em mudança de estilo de vida. Nunca se falou tanto de alimentação, nutrição, dieta e em contra partida nunca atingimos taxas tão exorbitantes de obesidade, doenças crônicas, transtornos alimentares e psicológicos.

Vivemos a era dos avanços na medicina preventiva, na indústria farmacêutica e nas tecnologias de massa, mas ao mesmo tempo nunca tivemos uma população tão doente e desmotivada.

Com esse cenário é importante ressaltar a importância do nutricionista como agente transformador dessa situação. Guiar uma mudança de estilo de vida exige do nutricionista um movimento que vai além do contexto técnico cientifico e abraça uma capacitação humanista, que o confere a possibilidade de ser a peça chave na mudança de estilo de vida de quem o procura.

Mas afinal, qual é o real impacto do nutricionista na mudança do estilo de vida dos seus clientes e quais objetivos devem ser galgados nessa caminhada conjunta?

Primeiramente é preciso avaliar a enorme importância, não só nutricional, mas social e cultural da alimentação! O profissional formado em nutrição deve se preocupar em elaborar um plano alimentar que não vise só nutrir o seu cliente, do ponto de vista biológico, mas também do ponto de vista emocional. É preciso levar em consideração as preferências e aversões de seu cliente, as questões culturais e regionais, desmistificar mitos e medos alimentares, resgatar o porquê de possíveis frustrações anteriores e reconhecer os gatilhos que boicotam o processo de mudança de estilo de vida. Outro ponto muito importante é considerar os aspectos socioeconômicos, o tempo disponível para o preparo da alimentação, os locais das refeições, a dinâmica familiar e como se dão as respostas e escolhas mediante uma atrativa gama de opções.

Apenas após essas e outras avaliações, é que o nutricionista compila tudo para que seja transposto para o individuo de maneira única, pois cada sistema biológico, cada organismo possui suas peculiaridades e particularidades.

A princípio todos nós achamos que entendemos tudo de alimentação, afinal todos nós nos alimentamos, porém para alcançar os objetivos propostos, a estratégia vai muito além de diminuir a ingestão e aumentar o gasto calórico. Devemos ter a consciência que para criar novos hábitos, precisamos de um agente motivador, que tenha o conhecimento e as ferramentas certas para que o caminho se torne menos penoso e mais prazeroso. Lembre-se sempre que alimentação deve ser adequada para a sua rotina, para as suas necessidades biológicas, mas também deve ser prazerosa, agradável e simples. Sendo assim a melhor escolha é sempre procurar quem entende do assunto. Nutrição é com o nutricionista.

Confira alguns passos para começar sua jornada de mudança de estilo de vida para uma vida mais saudável e entenda melhor como funciona uma consulta nutricional:

  • Junto ao seu nutricionista, você tracará metas atingíveis e condizentes com a sua realidade. Isso tornará o processo mais agradável e prazeroso;
  • O segredo é incorporar e não se cobrar. Drible a ansiedade por resultados imediatos. Mudar significa assumir um outro estilo de vida. Isso não é pouca coisa. É preciso aprender, compreender, experimentar, fracassar e se reerguer. É preciso exercitar a paciência e perseverança, mas sem se punir a cada deslize. É  uma caminhada lenta e gradativa. Afinal, os benefícios são imensuráveis e irreversíveis. Vale muito a pena;
  • Em conjunto, vocês traçarão uma rotina. Estabelecer uma rotina adequada ajuda muito a manter regularidade e motivação;
  • Use com moderação as mídias sociais quando o assunto é “inspirar-se”. Sabemos que o mundo virtual é uma grande utopia, na qual nem tudo é o que parece. Cuidado ao desejar algo que nem sempre é cabível para você, cada individuo é único;
  • Vocês falarão sobre exercícios físicos e alternativas que te deem prazer. Nem todo mundo gosta de passar um tempo fazendo as mesmas repetições numa sala de academia! Procure uma atividade que você goste, pois afinal o mais importante é manter a regularidade dessa atividade, tornando-a um hábito na sua rotina.

A CONSULTA NUTRICIONAL PASSO A PASSO

Durante a consulta nutricional algumas etapas são seguidas, para conhecer melhor o paciente e seus objetivos.

-Rastreamento clínico e metabólico: Por meio dos exames clínicos e laboratoriais são registrados os principais sinais, sintomas ou doenças que o cliente tenha.

-Rastreamento comportamental: Ferramenta para identificação de hábitos, gatilhos e comportamentos limitantes para o sucesso na mudança do estilo de vida.

-Anamnese alimentar: É realizado um recordatório detalhado para conhecer os hábitos alimentares do cliente.

-Avaliação da composição corporal: Através do exame de bioimpedância são registrados os dados referentes á quantidade de massa muscular, massa gorda e água corporal. São também estimadas a taxa metabólica basal e gordura visceral.

-Avaliação da rotina: A avaliação da rotina é imprescindível para a adequação do plano alimentar que melhor atenda os horários de cada cliente.

Elaboração do plano alimentar individualizado: Reunindo todos os dados anteriores é realizada a adequação do planejamento alimentar do cliente.

O acompanhamento nutricional feito pelo profissional especializado em nutrição comportamental traz resultados mais benéficos quando o assunto é mudança de estilo de vida.

Encontre um nutricionista comportamental:
Nutricionistas esportivos do #timenutricore

Veja mais assuntos relacionados:
Tríade da saúde: nunca é tarde para começar
Estresse e ganho de peso: entenda a relação entre eles





Deixe um comentário

Encontre um consultório perto de você e agende agora mesmo uma consulta

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com novidades sobre nutrição!