Loading...
A influência do álcool no rendimento físico
28set

A influência do álcool no rendimento físico

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o consumo de álcool é maléfico para o rendimento e para o desempenho nas atividades físicas. Mas será que você sabe quais são esses malefícios?

Primeiramente, vamos a uma breve informação sobre o álcool.

Embora não seja considerado um nutriente, o álcool fornece algumas calorias na proporção de 1 grama para 7 kcal, as chamadas “kcal vazias” já que não oferecem nenhum benefício ao organismo devido à ausência de vitaminas e minerais.

Estudos mostram que o fato do álcool atuar como um depressor do sistema nervoso central, que influi sobre atividades motoras finas, contração e dinâmica muscular. Dessa forma, consumo de álcool gera uma diminuição de força e compromete a execução de exercícios em atividades físicas intensas; habilidades psicomotoras em geral são prejudicadas; e ainda há a redução da capacidade aeróbia em exercícios desse tipo. Foram apresentados também efeitos do álcool sobre os índices glicêmicos. A redução da captação de glicose (energia) pelos músculos, prejuízos na utilização de glicose durante exercícios e redução da gliconeogênese são consequências do consumo alcoólico.

É importante que saibam também e estejam atentos ao fato de que o consumo de bebidas alcoólicas periodicamente influencia negativamente na disponibilidade e absorção de nutrientes, podendo gerar deficiências nutricionais, além de prejudicar o sono que é importantíssimo no processo de recuperação e manutenção corporal.



Deixe um comentário

Encontre um consultório perto de você e agende agora mesmo uma consulta

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com novidades sobre nutrição!