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Whole 30: tudo que você precisa saber sobre essa dieta.
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Whole 30: tudo que você precisa saber sobre essa dieta.

Criada pelos americanos Melissa Hartwig e Dallas Hartwig em 2009 a dieta Whole 30 tem como principais objetivos eliminar os hábitos não saudáveis e restaurar o trato intestinal, sistema imune e até mesmo o metabolismo como um todo.

O que não pode comer

Segundo o princípio da dieta Whole 30, açúcares, grãos (arroz, aveia, milho, quinoa, etc.), leguminosas (feijões, soja, amendoim, lentilha, etc.)  e laticínios podem gerar efeitos maléficos no corpo como desequilíbrio hormonal, desregulação intestinal, e inflamações. Por este motivo nesta dieta estes grupos de alimentos são eliminados pelo período de 30 dias. Daí o nome Whole 30.

Além disso, alimentos ultra processados, gorduras, sulfitos, álcool e cigarros também devem ser excluídos durante 30 dias. Nenhum dos itens anteriores pode ser consumido neste período, sendo também proibido o “dia do lixo”.

O que pode comer

Por outro lado, alguns alimentos são liberados. Estes são: carnes, frutos do mar, ovos, vegetais, sucos de frutas, sal, manteiga clarificada ou Ghee, vinagre, temperos naturais.

A dinâmica da dieta

Os criadores da dieta afirmam que se a Whole30 não for seguida em 30 dias seguidos, a pessoa não usufruirá dos resultados almejados. São pontos-chaves da dieta: força de vontade, esforço e dedicação. É necessário disciplina, mas é possível.

Após a pessoa passar pelos 30 dias é possível reintroduzir gradativamente os alimentos antes restringidos, entretanto é aconselhável que o retorno de tai alimentos seja criterioso. O ideal é que alimentos ultraprocessados e álcool, bem como alimentos gordurosos ou açucarados não voltem a fazer parte da rotina tão cedo. Após um período, a moderação de seu consumo deve prevalecer.

A pesagem da pessoa só é permitida antes do início da dieta e ao término da mesma, com o propósito de incentivar o foco na composição corporal e não tanto no peso.

A partir destes princípios o Whole30 possui diversos livros, tanto de receitas quanto sobre a dieta em si. Alguns exemplos são: 30 dias pra mudar, Liberdade alimentar para sempre (tradução ao pé da letra). Estes livros foram Best Sellers nos Estados Unidos e podem ser comprados em todas as livrarias do Brasil ou online em inglês. No site oficial do Whole30 tem pequenos textos sobre cada livro publicado. O link está a seguir https://whole30.com/books/

Whole 30 X Paleo

As recomendações e restrições da Whole 30 em muito se assemelham aos princípios da dieta paleolítica. Ambas as dietas também pretendem colaborar no emagrecimento da pessoa que a adere, entretanto a Whole30 adota tais princípios  buscando evitar possíveis inflamações.

A outra diferença entre as dietas é o período de duração. A proposta de 30 dias de restrições rígidas idealizada pelos americanos permite a reintrodução dos alimentos inicialmente excluídos da dieta, enquanto a dieta paleolítica se posiciona como um novo estilo de vida a ser incorporado permanentemente.

 Exemplo de Cardápio Whole 30:

Café da manhã
1 bowl de frutas vermelhas com 2 castanhas-do-pará + 2 ovos cozidos e regados com azeite extravirgem

Lanche da manhã
15 amêndoas torradas

Almoço
1 filé de picanha grelhado + 1 prato (sobremesa) de brócolis ao alho com molho vinagrete

 Lanche da tarde
2 rodelas de abacaxi e 3 morangos

Jantar
1 prato  de espaguete de pupunha e molho de tomate caseiro.

Dicas de como iniciar uma alimentação saudável

 

Assim como qualquer outra dieta, a Whole 30 não se aplica a todas as pessoas. Todo início de alimentação saudável deve contar com uma visita ao nutricionista, realização de exames específicos para cada caso (bioquímicos, funcionais, genéticos, de intolerâncias alimentares) e planejamento alimentar feito pelo profissional.

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