Loading...
Chá de hibisco: principais ações e benefícios
17maio

Chá de hibisco: principais ações e benefícios

Muito têm se falado a respeito dos efeitos supostamente emagrecedores do chá de hibisco, e que seria um alimento interessante para se adicionar diariamente em dietas de perda de peso. O problema dessas afirmações é que acabam dando um caráter milagroso ao alimento desconsiderando suas reais implicações fisiológicas, e o uso inteligente do mesmo.

A principal característica do hibisco é a de ser um potente diurético, podendo ajudar na eliminação de líquidos em excesso no corpo humano, que podem gerar aquela sensação de inchaço. Muitos confundem o efeito diurético de eliminação de líquidos com o efeito termogênico, que seria a queima de gordura.

O princípio ativo do hibisco são suas antocianinas e flavonóides, os quais conferem a cor avermelhada ao mesmo. Estes são potentes antioxidantes ajudando na saúde das células em geral principalmente contra o envelhecimento precoce e oferecendo cardioproteção.

Além disso, estes composto possuem uma propriedade anti inflamatória, que indiretamente pode contribuir para a perda de gordura, porém ainda carecemos de estudos a respeito deste ponto.

O hibisco não deve ser utilizado por grávida, mulheres na TPM, ou que estão com dificuldade de engravidar e possui uma certa toxicidade quando utilizado em doses muito altas. Ainda não existe um consenso sobre a dose segura mas os especialistas ficam entre 2 a 3 xícaras diárias.

Vale ressaltar que para se extrair o máximo dos benefícios de um plano alimentar é necessário o acompanhamento nutricional com um profissional capacitado.





Deixe um comentário

Encontre um consultório perto de você e agende agora mesmo uma consulta

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com novidades sobre nutrição!