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Benefícios da suplementação de Beta alanina e bicarbonato de sódio em treinamentos de alta intensidade
27maio

Benefícios da suplementação de Beta alanina e bicarbonato de sódio em treinamentos de alta intensidade

O treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT) é uma prática de atividade fisicaque que possui  períodos curtos e intensos  de atividade física, alternados com breves intervalos de recuperação.

Os reflexos associados a esta prática de treinamento veem relacionando-se com  benefícios para o sistema cardiovascular, assim como  um aumento da queima de cordura e da promoção da redução dos níveis de açúcar no sangue de forma mais eficiente pelo organismo.

Em função destes benefícios esta técnica se disseminou, rapidamente, entre praticantes de atividade física, tornando-se ‘febre’ nos dias de hoje.

O único problema deste protocolo de exercício é o grau de intensidade que o mesmo exige do praticante, desencadeando, mais facilmente, lesões quedas do PH sanguíneo do indivíduo por conta de inúmeros fatores fisiológicos, dentre eles, destaca-se a ativação da via da glicose anaeróbica, causada pela junção:

Alta intensidade do exercício + baixo grau de oxigenação na musculatura

Atualmente uma série de componentes vem sendo estudados por poderem retardar a fadiga muscular, possibilitando uma melhor performance ao praticante de atividade física. Dentre elas destacam-se a suplementação de bicarbonato de sódio e Beta alanina.

O primeiro deles pelo fato do mesmo poder colaborar com a manutenção do PH sanguíneo – ação tamponante – e participar do processo de ressíntese de energia- colaborando, assim, diretamente com um aumento do rendimento na prática de atividade física.

Já o segundo promoveria um aumento da concentração de carnosina muscular, substância com o efeito tamponante durante a prática do exercício promovendo o aumento da resistência muscular a exercícios de alta intensidade.

Atualmente esses 2 suplementos são amplamente estudados e vem apresentando resultados de melhora na performance em alguns esportes, em sua maioria de curta duração, como corridas – tiros – e em ciclistas em momentos de explosão muscular.

Por serem suplementos alimentares, as quantidade suplementadas variam nos estudos desde 10mg/kg  até 70mg/kg, no caso da beta-alanina, e 300mg/kg  a 350mg/kg  no caso do bicarbonato. Para resultados mais individualizados, aconselha-se o uso sob a orientação de um nutricionista, se o mesmo achar necessário e, de fato, proveitoso a prática de atividade realizada.





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