Loading...
Barras de proteína
17jun

Barras de proteína

O surgimento dos snacks foi um grande avanço pensando na praticidade de se alimentar, mas também contribuiu para uma má nutrição da população, devido ao fato de serem extremamente industrializados em sua maioria, contendo grandes quantidades de carboidratos simples, gordura e alto teor de sódio. O baixo valor nutricional dos snacks criou espaço para o surgimento da linha de snacks saudáveis e nesta classificação pode-se encaixar as barrinhas de proteína.

As barras de proteína servem para que os praticantes esportes e em processos de emagrecimento facilitando o consumo proteico em situações onde o consumo dos alimentos convencionais seria dificultado.

A base proteica da maioria destas barras é o whey protein, uma proteína de alto valor biológica que pode estimular a síntese proteica. Em sua composição encontram-se também carboidratos, como maltodextrina ou fibras e os óleos vegetais, porém existe uma infinidade de produtos com características diferentes disponíveis no mercado, desde aquelas que possuem um número alto de calorias e se dispõe em grandes tamanhos, sendo substitutas de refeições, como aquelas compostas basicamente de proteínas e fibras, e podem ser introduzidas até em uma dieta low carb.

5 itens que você deve observar no rótulo:

  1. Ordem dos ingredientes: os primeiros itens já indicam se a barrinha possui muito açúcar ou gordura
  2. Quantidade de carboidrato, afinal você quer uma barrinha de proteína. Certo?
  3. Quantidade de proteína, no mínimo, 10g por barrinha
  4. Qual tipo de adoçante é utilizado
  5. Se possui fibras. Quanto mais fibras, mais saciedade

O sabor da barra também pode determinar o seu consumo, visto que muitas vezes é consumida como uma opção saudável para matar a vontade de consumir alimentos açucarados, mas como qualquer alimento, devem ser consumidas com moderação e para maior eficiência, a dieta do indivíduo deve ser orientada por um profissional capacitado. Segue abaixo uma tabela comparativa entre algumas barras de proteína disponíveis no mercado.

 

  VO2 protein Bar(1 un) Whey Bar Probiótica

(1 un)

Super Protein Trio (1 un) Quest Bar (1 un) biO2 Protein (barra vegana) 1 un
Valor Energético(Kcal) 126 147 169 190 162
Carboidratos(g) 15 14 13 3 16
Proteínas(g) 8,5 16 17 21 11
Gorduras totais(g) 3,5 3,9 4 9 5,8
Gorduras Saturadas(g) 2,3 2,0 2,7 2,5 1,7
Fibra Alimentar(g) 1,0 0 14 2,5
Sódio(mg) 25 102 22 210 22

 

 

Em caso de dúvidas, consulte o seu nutricionista.





Deixe um comentário

Encontre um consultório perto de você e agende agora mesmo uma consulta

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com novidades sobre nutrição!